E quando não conseguimos decorar os nomes dos alunos?



Adoro este tema por já me ter causado tantos constrangimentos...

Ele é pais que dizem "olá, eu sou a mãe da Mariana" e nós só conseguimos pensar "qual delas é que é a Mariana??????" - pânico , alerta, alerta!! -; ele é ter que dar avaliações e não nos lembrar-mos dos nomes (e não há foto); ele é queremos corrigir e temos de passar pelo embaraço de

pedir pela 10ª vez: "diz-me lá o teu nome outra vez..." 

e levar com aquele olhar reprovador e triste de «já não te lembras de mim». 

Alguns miúdos são muito tranquilos em relação a isso e até acham graça, outros ficam mesmo magoados. Gémeos então...nem vos conto.

Eu acho importante que seja uma matéria de esforço para os professores tentar decorar os nomes de todos, principalmente se forem aulas durante um ano letivo completo - no geral os alunos sentem-se melhor ao serem tratados pelo nome e as correções também ficam mais direcionadas.

Uma das estratégias que uso, principalmente com alunos mais novos, é perguntar-lhes o nome todo - a maior parte aprendeu o nome próprio há muito tempo, mas o nome todo é uma aprendizagem recente.

Então adoram responder a essa pergunta, ficam super orgulhosos! 

O que acontece é que quando me vão a dizer o nome todo eu fico a saber apenas o que me interessa: o nome próprio.

Resolvido! Experimentem e digam-me se resultou ;)

Enjoy...!

Comentários