Planeamento Anual aulas


Para não ficar sem ideias, para não me perder e para um crescimento e evolução sustentado e organizado:
  1. Começo por escrever numa folha todos os conteúdos que sei/quero dar. - não escrevo mas sei quais os objectivos que pretendo atingir (força, fluidez, flexibilidade, etc.)
  2. Depois coloco noutra folha (a do planeamento em si) nesse ano a quantidade de aulas por período.
  3. Depois começo uma ginástica de quantas aulas preciso para passar determinadas matérias e qual a evolução lógica entre elas. Por exemplo: 
    1. Começar com exercícios de grupo e quebra gelo para a turma começar desde logo a criar dinâmica e à vontade entre si; 
    2. Condição física e consciência corporal para não criarem lesões e saberem usar correctamente o seu corpo;
    3. Trabalho de chão; 
    4. Trabalho de idas ao chão;
    5. Centro, foco e qualidade movimento e, por fim;
    6. (quando já estão mais habituados uns aos outros e já dei diversas ferramentas de movimento) improvisação e criação de movimento e trabalho coreográfico (o que geralmente coincide com a altura da preparação dos espectáculos de final de ano).
É apontar tudo e deixar tudo orientado para o ano que aí vem.
É claro que outro professor poderia discordar completamente desta lógica de planeamento

 e argumentar que fazer exercícios de movimento sem preparação física não fazem sentido; que dar chão antes de dar trabalho de controlo e qualidade de movimento técnico é contraproducente... Na minha opinião é tudo válido - o exemplo que dei é apenas um exemplo e vai de encontro ao meu método de ensino (que talvez seja bom, talvez seja mau, eu própria ainda o ando a descobrir, mas pelo menos vejo resultados bons com este).

O que me leva a outro assunto de extrema importância:


  É SÓ UM PLANO.

 E os planos mudam, às vezes não servem e às vezes só estão lá para os mandarmos às urtigas - é outro dos encantos deste trabalho artístico e pessoal. Os alunos às vezes têm dúvidas, outras vezes não, outras estão cansados, outras adoram a matéria...é um sem fim de variáveis que podem fazer o plano oscilar, portanto temos de nos manter flexíveis a ajustar o plano.

Criei uma tabela de exemplo...


Espero que vos sirva como a mim.

É claro que isto é uma pequeníssima parte do planeamento gigante que um professor, para uma das disciplinas e turmas que lecciona, tem/deve fazer.

Enjoy!

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