A importância da despedida da aula de Ballet...


...com beijinhos e abraços. #admitamquepensaramqueeuestavaafalardareverence

Acho ULTRA importante: o laço que se cria com a criança, a educação que estamos a dar para a afectividade e expressão de emoções (afinal, para que mais serve a arte senão para isto?!), o saber que

Exigirmos deles e ralhar-mos, no final de contas, não significa que não gostemos deles.

Estamos a ensinar Arte e a Arte está profundamente ligada à expressão de emoções. Mesmo que não sejamos esse tipo de pessoa mais afectiva e amorosa, acho que devemos, pelo menos, tentar não reprimir isso nas crianças - principalmente nas crianças. Alguns de vocês podem achar estranho eu estar a falar nisto (porque é que alguém negaria ou não incentivaria um abraço ou beijinho a uma criança com três palmos de altura?) mas sem dúvida que eu o fiz nos meus primeiros anos de ensino. Como pessoa era muito mais reservada, mais insegura, e a minha defesa era estar super rígida, exigente, muito fria. E as crianças não respondiam a isso e, inclusivamente, muitas desistiram das aulas. Foi sem dúvida uma grande lição.

Partindo do princípio que nem todos cometeram este erro, podem estar a fazê-lo de forma bastante subtil, ao subestimar esta despedida. Pensem se é realmente o melhor para eles e (atentem) o melhor para vocês. Quem nunca babou para aqueles olhinhos meigos e "professora, és linda!"??

Experimentem ;)

Enjoy...!,
LP

Comentários