Sempre odiei musicais


Palco/Cenário Musical Come From Away

...até ao ano de 2014, em que fui obrigada a trabalhar sobre eles.

Era uma vez eu muito bem instalada em Barcelona no final do meu programa Erasmus quando recebo uma proposta para dar aulas de dança num Campo de Férias Artístico da Academia de Artes da Lisbon Film Orchestra. Mal sabia eu que quase se ia tornar na minha segunda casa (mas isso é texto para outras Primaveras...).

Aceitei o trabalho sem pestanejar duas vezes, mas também sem fazer ideia nenhuma do que me esperava. Tive de criar coreografias para musicais (blheca), ver musicais, conhecer musicais, pesquisar musicais, respirar musicais, vomitar musicais

Sempre odiei musicais pura e simplesmente por me parecerem tão falsos e óbvios e...parvos assim no geral.

Mas a grande verdade é que (como a maior parte dos artistas contemporâneos) formei esta opinião com base em um ou dois musicais ou partes de musicais que tinha visto e, infelizmente, não foram os melhores. Sim, durante muitos anos os musicais foram feitos com muito pouca naturalidade de cena mas, pelo menos na minha perspectiva, isso tem vindo a mudar.

Quando comecei estava em negação mas com o tempo fui-me interessando, particularmente, por tentar fazer diferente. Ou seja, foquei-me (e ainda o faço) em transformar tudo o que achava péssimo no conceito de musical a nível da dança em algo que me fizesse mais sentido. Mais tarde descobri que não era a única...


Se puderem, "percam" um pouco do vosso tempo a ver vídeos sobre como o grande coreógrafo de dança contemporânea Hofesh Sheckter se embrenhou neste mundo musical "antigo" e o tornou contemporâneo. É muito inspirador e, na verdade, uma revelação uma vez que ele ganhou o Tony de melhor coreografia.

A verdade é que o conceito de espectáculo "Musical" é incrível por diversas razões:

  1. Junta 3 artes performativas interessantes, excitantes, complexas
  2. Dá trabalho a vários tipos de profissionais (e geralmente a bastantes)
  3. E quão incríveis são estes profissionais que conseguem fazer as 3 coisas com excelência?!
  4. É um espectáculo muito completo 

E estas são apenas algumas de que me lembrei.

O meu musical preferido no momento é o "Come From Away"


Precisamente porque deve ser o Musical menos Musical já feito. É um argumento contemporâneo, teve uma encenação simples (sem "efeitos especiais" e todo o tchanan típico Broadway) e no então super adequada, a música apesar de não ser de grande genialidade serviu bastante bem o propósito, o texto é de chorar as pedras da calçada e  a dança (apesar de um pouco óbvia a nível de composição) tinha ideias muito boas e bem desenvolvidas. Assim descrito parece ser um espectáculo «nhé» mas acreditem que o argumento e a encenação mataram tudo. Eu vi de pé (quase 3h de espectáculo) para pagar os bilhetes mais baratos e, apesar de ter custado, valeu bem a pena.

Façam um favor a vocês próprios: 
Se como eu odeiam musicais, dêm-lhes uma segunda oportunidade. 

É como os livros, eu acho. Uns são mais românticos, outros mais clássicos, mais contemporâneos, mais cómicos, melhores, piores, uns têm mais a ver comigo e outros mais a ver contigo. É possível que não tenham visto o musical certo.

Espero ter conseguido dar uma nova luz sobre o assunto Tabu que são os musicais. 

Enjoy...!
LP

Comentários