Da criatividade


Se houver mais que um tipo de pessoa criativa, eu diria que há o tipo de pessoa criativa «com limites», algo terra-a-terra, que pensa e imagina no concreto, que tem dificuldade em assentar no abstracto ou começar do zero, mas muito facilidade em pôr em prática aquilo que visualiza; e a pessoa criativa «sem limites», extremamente sonhadora a todo o momento, de quem disparam as mais diversificadas ideias, mas a quem, no entanto, tem muita dificuldade em por em prática aquilo que idealiza, por ser tão vasto (e claro, depois há os pequenos génios da criatividade que não hesitam em ser os dois tipos, mas esses gajos "meto-nojo-não-tenho-defeitos-criativos" não foram para aqui chamados! :)

Acho que eu sou do tipo criativo «com limites». Assim que me dão um tema, uma ideia, uma pontinha solta de qualquer coisa, faço um filme, tenho 40 ideias diferentes de possibilidades e entusiasmo-me rapidamente em experimentar tudo e fazer com que funcione - figurinos, música, adereços, cenário, luzes, imagens de movimentos, you name it. Mas se me derem todo um Universo de possibilidades, se me disserem "tens um palco, cria um espectáculo sobre o que tu quiseres", de repente a minha mente fica assim:


Umas vezes é muito porreiro, outras vez é só muito frustrante. Como todo o processo criativo, falemos a verdade.

LP

Comentários