Cadeiras, essas cabras...



Disciplina: AEC Dança Contemporânea
Tema: Manipulação/utilização de cadeiras através do desenvolvimento do movimento quotidiano
Idades: 2º e 3º Ciclo
Data da aula: 4 e 11 de Dezembro de 2017

Estamos todos já exaustos de coreografias em/com cadeiras, já toda a gente fez tudo o que se pode fazer com cadeiras, já ninguém pode ver cadeiras à frente. Certo. Já sabemos. Mas não há como negar: façamos o que quisermos, se estamos a dar aulas de dança, temos de ensinar os alunos a manipular um objecto grande (que não seja um mero adereço fácil de mover), ou pelo menos que o provoquemos a descobrir como. E o que é que há para manipular em todas as academias em que damos aulas? Cadeiras, claro. Portanto, vamos concordar: não há como fugir às p**@* das cadeiras (inveja de quem consegue, muita inveja). Então bora lá divertir-nos um pouco, sim?

Neste exercício não fiz nada de especial. 

  1. Pedi-lhes que comessassem por aquecer usando movimentos quotidianos com a utilização da cadeira (sentar, ajeitar a cadeira, sacudir, colocar o casaco...)
  2. Depois, continuando a mesma exploração de movimento quotidiano, pedi que fossem fazendo os mesmos movimentos de forma dançada (ir introduzindo repetições, alterações de ritmo, paragens, dimensão...) - neste caso exemplifiquei com a música para elas perceberem melhor.
  3. Por fim, criaram uma frase com base nesta mistura. Porque achei que era algo que precisavam trabalhar, pedi ainda que o fizessem com relação com a música (qualquer relação). Utilizei a música "Mating Dance" (sugestivo...) de Flako.
Apesar de a nivel de criação não ter sido tão rico quanto eu esperava (pouca relação com a música, poucas ideias "fora da caixa", elas adoraram este exercício,  principalmente na parte tocante à improvisação e exploração. 

(Escolha pessoal)
Fiquei inspirada no meu próprio tema e montei uma pequena coreografia com elas, bastante enérgica, também para lhes mostrar como é o movimento que elas exploraram com um sentido artístico/tema.

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