Time Map


Sendo bailarina, coreógrafa e professora de dança, a maior parte da minha carga de trabalho concentra-se no pre-work, seja em casa ou no trabalho em estúdio. O que levanta uma série de questões: quando trabalhar, onde trabalhar, por onde começar, and so on...

Pessoalmente, desde o início deste ano em que reduzi bastante a minha carga horária lectiva, tenho andado bastante perdida no que toca à gestão do meu tempo. A minha vida profissional mudou radicalmente, tenho muito tempo disponível mas, como a maior parte dos artistas, sou uma profissional na arte de procrastinar. Não há nada que eu não faça antes de começar realmente a trabalhar - lavar a roupa, lavar a loiça, estender roupa, arrumar aquele armário que já está assim há um ano mas que de repente precisa de ser arrumado JÁ! Enfim... you name it.

Decidi experimentar o «Time Map» do livro How to be an Artist

Para tentar mudar um bocadinho o sistema e sentir-me um pouco mais conectada com o meu trabalho (que neste momento depende muito da minha própria iniciativa - procurar festivais, criar coreografias, projectos, etc.), decidi experimentar o «Time Map» do livro How to be an Artist - Without losing your mind, your shirt or your creative compass de JoAnneh Nagler, o qual me inspirou profundamente e do qual já falei antes aqui.
Ele consiste numa comum organização semanal por tabela, só que com foco no «Art Work». Isto é, se dividirmos as nossas tarefas diárias podemos dividir em:

  • Art Work: Todo o trabalho relativamente à nossa arte (seja ela e ele qual forem:pintar, tocar, cantar, cozinhar...)
  • Job Work: Todo o trabalho "de casa" que disser respeito ao nosso trabalho que paga as contas (no meu caso, é dar aulas)
  • Personal Work: Todo o trabalho que geralmente se sobrepõe à Art Work (limpar a casa, fazer aquele recado para o pai, ir às compras...)
  • Relax Time: Tempo para nós. Para relaxar, descontrair, viver no geral. (no meu caso, está a servir para dormir enquanto não me adapto aos horários)
Para já, estou muito satisfeita com o resultado que está a dar, estou muito comprometida e tenho sido muito mais produtiva.
Tenho feito algumas alterações ao plano (o que no livro diz ser absolutamente normal durante o primeiro mês) mas o que quer que seja NUNCA mas NUNCA tirar os papelinhos que dizem «Art Work». Posso fazer o que eu quiser ao resto dos papelinhos (embora não seja aconselhado a descurar o resto da nossa vida em qualquer outro dos parâmetros), mas os «Art Work», podem ser 2 horas por semana podem ser 10h por semana mas têm que ser. Se eu faltar ao trabalho num dia, no dia seguinte tenho que entrar mais cedo ou ficar a fazer horas até mais tarde. A ideia é que seja um trabalho como outro qualquer: com obrigações, consequências e responsabilidades.

Vou fazendo o update mas aconselho a experimentar a quem tem um horário mais disponível como o meu e a quem tem uma vida louca :)

Enjoy...!

Comentários