O que fazer quando já fizemos tudo?


Quando comecei a dar aulas, vinha da faculdade cheia de ideias, novos métodos, inúmeras experiências a precisar de pessoas para virarem prática!
Fui crescendo com as minhas turmas e depois de 3 anos uma das minhas turmas de contemporâneo (idades entre os 14 e os 18 anos) já estava bastante avançada, para grande orgulho meu.

Foi mais ou menos nesta altura em que comecei a entrar em pânico: já lhes ensinei tudo o que eu sei!! O que vou eu ensinar agora???

Grande parte da minha formação era clássica - ballet desde os 5 anos até aos 21 - e outra pequenina parte era de dança contemporânea - apenas de 3 anos e 2 ou 3 workshops pontuais. Então apesar de estar muito confortável a dançar, eu achei que não sabia o suficiente para ensinar.

Como a vida tinha de continuar e eu tinha de continuar a meter pão na mesa, tive de continuar a dar aulas, mesmo sem saber muito bem o que ensinar. Por esta altura andei perdida: coreografias sem grandes objectivos, exercícios de apenas uma aula com objectivos de curta duração... E também as senti mais desmotivadas nessa altura (óbvio!). Ó gaita...

E foi apenas assim (no pânico e no desespero de ser uma péssima professora) que encontrei a solução: ainda me faltava muito para ensinar. Não era porque eu não tinha mais técnicas ou estilos inovadores que elas nunca tinham ouvido falar, que eu não iria conseguir que elas evoluíssem.
Elas simplesmente precisavam de mais de tudo o que já tinham aprendido. Por esta altura elas estavam ainda não dançavam com fluidez; a flexibilidade não era a melhor arma e a interpretação também estava fraca.

Sempre que duvidarem se têm algo mais a ensinar aos vossos alunos perguntem-se: 
Eles já são tão bons quanto eu? Eles já são melhores que eu?

Se a resposta for sim, então ok, se calhar têm de ir à procura de mais informação; têm de perceber se os vossos alunos apesar de tão bons continuam a desfrutar das aulas e aprender algo, tecnicamente ou emocionalmente falando - às vezes pode ser que serem simplesmente vocês e não outro professor qualquer já faz com que tenham algo para ensinar.

Se a resposta for não, como eu descobri, então, meus amigos, há TANTO ainda para ensinar! E o meu método foi precisamente pegar em todos os aspectos em que elas ainda não eram tão boas quanto eu e esfalfá-las até chegarem lá. Exercícios para melhorar cada um desses aspectos, o tempo que fosse preciso.

Fica a dica!

LP

Comentários