Exercício de Improvisação

Disciplina: AEC Dança Contemporânea
Tema: Desconstrução de Linhas
Idades: 2º Ciclo +
Data da aula: 30 de Outubro de 2017
Objectivos: Consciência de dois tipos de movimento/imagens antagónicas (rectílineo e curvo) e percepção do mesmo no próprio corpo. Autonomia na descoberta. Desenvolvimento do trabalho criativo.

  1. Este exercício é muito simples. Escolhi uma música aleatória, que não lhes desse nenhum campo imaginário em particular, e pedi aos alunos que criassem imagens com o corpo com imensas linhas, indiferentemente de esteticamente bonitas ou feias. 
  2. Depois de alguma improvisação, pedi que utilizassem imagens que tivessem descoberto e de que gostassem (ou que encontrassem novas), e que as desconstruíssem para movimento, nunca esquecendo a inspiração da imagem inicial.
Quer para a primeira parte quer para a segunda, era sempre eu que podia para trocarem de imagem ou de movimento. Numa primeira abordagem para as obrigar em equilíbrio manter uma posição e posteriormente para me certificar que elas não abandonavam o movimento assim que ficassem «sem mais ideias». 
No geral aconteceu que abandonavam completamente a imagem inicial pois se sentiam "cansadas" de algo tão constrangido; o esforço foi fazê-las entender que a inspiração devia manter-se, obrigando-as a estar constantemente a descobrir algo novo a partir de algo "castrante". Basicamente a como sair de um beco que parece não ter saída. Já sabemos o quanto eu gosto das minhas metáforas... =)

Enjoy...!
LP

Comentários